HISTORIAL

Fontelo toma o nome de uma célebre Fonte, chamada de ELO, assim Fontelo foi a junção de FONTE + ELO.
Terra de águas límpidas e serenas que brotavam em diversas fontes, era rica de vegetação frondosa e acolhedora. A fundo o Douro, correndo em meandros sinuosos, dividiu povos, que dele fizeram barreiras, mas uniu corações, em desejos de vitória.
A freguesia de Fontelo está intimamente relacionada com a ermida situada no alto do monte de São Domingos, esta sob a invocação do dito santo.
No alto do monte, foi existido anteriormente uma ermida pagã, mas foi substituído o seu culto pelo cristão.
“ Na segunda metade do século XII, Fontelo estava dividido em três honras: a de Egas Moniz ...a de Pero Viegas ... e ainda uma ponte da coroa...
Fontelo tornou-se Comenda da Ordem do Hospital, devido à doação que Dona Urraca Sanches, filha de D. Sancho I, efectuou aquela Ordem.
A acção que estes fidalgos tiveram foi de muita importância para repovoamento de Fontelo.
O foral de Fontelo foi concedido por D. Manuel I em 17 de Maio de 1514. Além da Ordem do Hospital, foi também Comenda da Ordem de Malta. Teve também uma residência para o senhor Bispo de Lamego, aquando das suas deslocações fora da diocese.


________________________________________________________________________________

Fontelo tem um Centro Paroquial desde 5 de Novembro de 1950, que foi instituido para prestar apoio aos mais carenciados, em diversas àreas.

________________________________________________________________________________


Fontelo, foi de novo elevado a Vila, no dia 1 de Novembro de 1999

Fontelo que foi Comenda
Tem também seu historial;
Tradição e muita lenda,
Câmara, forca e tribunal.

O Monte de S. Domingos
É altar de padroeiro;
De horizontes infindos
Do seu “castro” altaneiro

_________________________________________________________________________________

68 comentários:

Anónimo disse...

amor apesar de te ter dado tanto trabalho criar este blog da tua terra,sei também que te deu muito prazer.sei como te fez feliz,pois acima de tudo amas a tua terra.estou muito orgulhosa.acho que o blog está muito interessante, muito sintetizado e com toda a informação disponivel sobre fontelo.espero que os fontelenses fiquem orgulhosos.beijo SU

Anónimo disse...

ivo estou muito feliz por teres criado este blog da nossa terra.
espero que os fontelenses que vivem
em terras longíquas se sintam felizes ao recordarem fontelo.o quanto ficariam felizes os teus avós se vissem todo este empenho que tens por fontelo, em memória deles deixo o meu muito obrigada com um bj.

Anónimo disse...

Ivo, parabéns e obrigado por teres criado este blog referente à Fontelo.
Penso que todos os Fontelenses se sintem orgulhosos de ver divulgada as nossas tradições, gastronomia, paisagens, história, enfim a NOSSA TERRA.
Um beijo e Obrigado.

Anónimo disse...

É com muito orgulho que visito esta página."Amigo" É uma forma de levar a nossa terra e as nossas tradições mais longe. Parabéns fizes te um blog excelente
Um Abraço Ricardo Oliveira

Carlos disse...

Grande trabalho está aqui feito, sim senhora. Parabéns. Penso que ficou mais rica, essa terra chamada de Fontelo, enaltecendo ainda mais a sua belíssima história.

Unknown disse...

PARABÉNS ! ó´Ivo por se ter lembrado de criar blog da nossa terra fontelo , ate são DOMINGOS vai gostar , do gesto maravinhso que tiveste ,eu gostei muito evamos tar em festa 3 4 5 e eu vou tar la ,gosto muito da chegada do nosso padroeiro SAÕ DOMINGOS LEONOR CAMPOS

Anónimo disse...

oh piminho acho que o blog esta muito original e foi uma ideia muito interessante e util para todos os habitantes de fontelo e para restantes pessoas que queiram mais informaçoes sobre a vila .
Na minha opiniao acho que o blog esta muito completo ( contem todas as informaçoes necessarias) .



Beijo grande meu piminho preferido

Anónimo disse...

Va "priminho" tu es muito chatinho e tal... Mas o blog esta altamente mesmo! Deu trabalhinho, mas valeu o esforço :D As imagens e as histórias tao bué fixes...

Bem Beijinhos Raquel

Anónimo disse...

parabens pelo teu blog e pelo teu trabalho. este é um bom exemplo de como se pode dar a conhecer uma terra... mt bem!!!
Um dia passo pra visitar pessoalmente.
Continua o bom trabalho.

leonor campos disse...

Todos os dias venho fazer uma visita e não me canso de o ver, já estive a ver a procissão deste ano e tive a matar saudades , tive a ouvir o padre Zé eu gosto muito de o ouvir, pois é uma pessoa da terra e só assim sabe dar valor as palavras que são ditas, parece que estou a viver o momento de festa, eu gosto muito da festa de são Domingos até o cabrito e arroz de forno tem outro sabor.
beijinhos Leonor

Ivo disse...

Ola d. Leonor,fico feliz por estar a gostar do que vê... sabe bem recordarmos a festa que nesses dias passa tão depressa.Quanto a comida também concordo consigo, de facto nesses dias tem um sabor especial :)

Beijos!

Anónimo disse...

Isto sem dixer mais nada é uma treta mesmo!!

Anónimo disse...

O motivo muito simples, pessoas k nem tem nada aver com a terra em slides lololololol.

Anónimo disse...

para esse cromo que está a criticar se souber que faça melhor
pois criticar é muito facil
Ricardo Oliveira

leonor campos disse...

ola Ivo!
Mais uma vez dou-te os parabens pelo teu trabalho. reparei que existem pessoas que o estao a criticar e que nao sabem dar o devido valor. Pois sem duvida que este blog que criaste está brilhante.
Eu que tenho 43 anos nunca me dei ao trabalho de saber a historia de fontelo e é de louvar o teu empenho e deicação para com nossa vila ... sinceramente penso que a pessoa que disse que o blog era uma treta nao sabe o que esta a dizer, sei que isso nao te afecta porque és superior e sabes o trabalho que fizeste e que poucos tem o talento de o fazer e essa pessoa deve ser uma dessas. Nao podia ficar indiferente a um comentario tao mesquinho.
beijinhos... e continua ...
leonor campos

Ivo disse...

Quero em 1º lugar agradecer a todas as pessoas que me têm apoiado, bem como as que têm feito críticas construtivas. Todas as vossas opiniões contam para melhorar o site. Tendo em conta a crítica de que o site era uma treta, é claro que eu não dou importância, pois apesar de não ser natural de Fontelo, tenho lá raízes e adoro aquela terra como se fosse a minha. Fico muito contente por saber que o site de Fontelo é muito visitado.
Obrigado a todos!

Ivo Freitas

Cristiana disse...

Quero felicitar os criadores deste blog pelo fantástico trabalho. É com muita saudade que vejo fotografias e videos da minha terra e da nossa gente. É um belo ponto de encontro para todos os fontelenses e para todos aqueles que têm curiosidade em conhecer a nossa terra.É com emoção que vejo as imagens da nossa festa e do nosso S. Domingos. A todos os fontelenses que estão longe um grande abraço,e que este seja o nosso ponto de encontro.
Áqueles que criticam, fica o desafio, assumam a vossa critica assinem o vosso comentário, deixem-se de cobardias. Criticar é fácil, construir é que é difícil.

silva pinto disse...

Granja, 2009.09.10
Ivo,tenho a certeza que vais ter um futuro risonho. Não é comum ver um jovem,nos dias de hoje, em que as solicitações são "bués de fixe",apelativas,dedique tanto do seu precioso tempo a um causa tão nobre.
A nossa terra,Ivo,é aquela em que nos sentimos bem, que nos ajuda a ser felizes. A tua entrega,o trabalho realizado, expressa e interpeta bem,o teu sentir.Por direito,também é tua,é a nossa terra, se me permites dizê-lo.
Divulgá-la,é uma obrigação,porque a sua beleza, talvez um pouco rude,as suas laboriosas gentes,merecem ser conhecidas e reconhecidas pelo que nos legaram.
Obrigado por tudo. Um abraço.
José Luiz

cristina disse...

ola chamo-me cristina sou fontelense de corpo e alma e venho por este meio agradecer a quem fez este blog da nossa terra esta maravilhoso fizeram um optimo trabalho ,e ja agora para quem mandou esse comentario a dizer que este blog era uma treta , vai um desafio vai conhecer fontelo as nossas festas as nossas gentes o nosso monte de s.domingos a nossa gastronomia ,e para todos os fontelenses um bj grande com muita saudade ...cristina.suiça

Unknown disse...

Não nasci, não cresci, e nem resido em FONTELO, mas também sou FONTELENSE.
Primeiro porque quem me conhece sabe que sou filha de alguém que nasceu e cresceu na terra; depois porque foi aqui que passei muitos fins semana e férias; e por último, mas não menos importante, pelo contrário, porque namorei e casei com UM BOM FILHO muito acarinhado por todos da terra!
Hoje tenho uma FAMÍLIA LINDA que me apoiam neste mau momento da minha ainda curta vida.
A todos os FONTELENSES, votos de tudo de bom.

Rosalina Morais

P.S. Parabéns pelo blog, continuem!

Unknown disse...

Alan Franci é meu nome, moro em Itapetininga, Estado de São Paulo, Brasil.
Minha avó, Palmira Marques Brito, nasceu em 1905 na Freguesia de Fontelo, em Armamar. Veio com uns 4 anos de idade para cá e seu irmão, ou irmãos, ficou aí em Armamar. Não sei o nome dele, sei que ele é filho de António de Brito e de Maria dos Remédios Marques (meus bisavós). Será que alguém conhece estes nomes? Será que alguém conhece algum descendente de António de Brito e de Maria dos Remédios Marques?
Obrigado!

Ivo disse...

Caro Alan,vou tentar descobrir os teus descendentes,mas é mais facil contactarmos-nos por e-mail que é o seguinte: ivonunes.freitas@gmail.com

Assim que eu tenha novidades contacto-te por aqui ou pelo e-mail se me deres.
Abraço.

Bernardino Pereira disse...

Visitei esta linda Vila através deste belo blogue, e pela mão do ilustre "fontelense" e meu amigo Silva Pinto. Estou-lhe deveras grato, porque valeu bem a pena: por Fontelo e pelo Blogue.
Oxalá iniciativas como esta tivessem eco no país interior, um território pequeno sem dúvida, mas grande de boas gentes rurais e de uma riqueza étnica e cultural preciosa. Bem haja!
Bernardino Pereira

ajpereira disse...

Elogio a iniciativa pelo dinamismo e representatividade das imagens apresentadas. É sempre bom ver.

Anónimo disse...

desejo um ano novo cheio de saude paz e alegria a todos os fontelenses de uma forma especial aos que vivem em qualquer parte do mundo e de modo especial desejo um feliz ano ao autor deste blog, que teve esta grande ideia de pudermos matar saudades ao pesquisar este blog ao sabermos notícias de fontelo, como é bom recordar............BOM ANO....

Anónimo disse...

Para que utilizar o anonimato?

Por vezes pode acontecer encontrarmos pessoas que há muito não vemos, ou de quem eramos amigos.

Façam o favor de se identificarem.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Felicito quem fez este blog. Estão de parabéns ao permitirem que pessoas que não conhecem a região, fiquem com vontade de a visitarem, o que farei oportunamente,
Achei de bom gosto a Casa Ruram, pois ao fazerem a recolha de produtos e bens do passado,facultam aos jovens, como é o meu caso, conhecer a vida de então.

Felicito os seus proprietários.

Sara Cristina

Dora disse...

A terra mais bonita de Portugal, Fontelo de São Domingos...nessa terra vive-se como já não se vive!
Mas os meus antepassados são todos daí e por isso guardo sempre com muito amor tudo o que já vive aí!
Parabéns pelo blog*

Anónimo disse...

Parabéns! Adorei tudo que vi e como diz o velho ditado 'recordar é viver'.
Hoje, regressei às minhas origens e foi belo o que li e o que senti.
Ivo obrigada.

Branca Bago

Anónimo disse...

Nasci,cresci,casei nesta Linda Terra Maravilhosa que é Fontelo de São Domingos .
Neste momento não estou a residir , Obrigada Ivo por teres feito este Blogger está muito interessante que São Domingos te ajude pela Vida fora, a Ti e a todos os Fontelences.
O meu muito Obrigada, como se diz "Recordar é Viver".

Anónimo disse...

IVO estou feliz por teres criado, este blog é bom rever, a nossa terra que é maravilhosa ,gosto muito da festa de São Domingos,os Fontelenses deveriam estar, todos orgulhosos pelo o teu trabalho, o meu muito obrigado, um grande abraço.

josé rogrigues disse...

josé rodrigues.
parabens por manifinco trabalho.
nasçi cresçi em fontelo
aõ melhor na comenda.obrigado por este blog através dele podemos matar as saudades para quem està longe como eu.
votos de todo de bom.
abraço zé suisse

Anónimo disse...

* O blog ou este site dedicado a Fontelo deve louvar-se pelo interesse dedicado à terra e pelo trabalho que sempre dão estas coisas; claro que pode ser smpre melhorado.
* Nele aparecem duas quadras referentes a Fontelo e que foram retiradas de "História de Armamar em Verso", que consts na parte final da Monografia "Armamar-terra e Gente".Porém estas 2 quadrs estão truncadas, isto é, não estão de acordo com o original que deve ser sempre respeitado.
*Parabéns e continuem a fazer melhor.

Ivo Freitas disse...

Ola, muito obrigado por ter dado conta do erro e me ter alertado.
Depois do seu comentário, fui me certificar e realmente por lapso as quadras estavam trocadas, desde já peço desculpa se induzi em erro todos os visitantes.

Estarei sempre disponivel para todas e quaisquer sugestões ou alertas.

Abraço.

Anónimo disse...

A origem do topónimo (nome da localidade)como tendo provindo de nome antigo de uma Fonte conhecida por Elo é curiosa.Veio da tradição oral popular, certamente, mas nada haverá que a confirme. Ou há?
Onde ficava essa fonte?
Há também lendas interessantes envolvendo o Monte de S. Domingos, onde se ergueu a sua "fortaleza" castreja. Acho que as Escolas deveriam incentivar este tipo de recolhas enquanto é tempo, ou os mais velhos, não morrerem.Há tanta coisa ainda para recolher e pessoas que as terão arquivadas na memória e no papel. Um abraço

Anónimo disse...

Fontelo não teve bispo residente, como se lê na parte final do "Historial". Teve, isso sim, residência onde podia permanecer quano se deslocava do paço em visitas pastorais fora da sede diocesana.

Bernardino Pereira disse...

Recebi ontem nota de um comentário novo, anónimo. O último que vejo, porém, é já de 18 de Abril de 2010, por acaso também anónimo.
O anonimato é sem dúvida legítimo, ainda que por vezes inoportuno e perturbante, já que nunca ficamos a saber se o "anónimo" do "comentário 1" é o mesmo autor do "comentário 2", e por aí "ad infinitum".
Aproveito no entanto para me referir a esse último, porque sinceramente não o entendi. Ali se diz que o "Historial" alude a um "bispo residente" em Fontelo. Ora, o que eu leio é: "uma residência para o senhor bispo de Lamego, aquando das suas deslocações fora da diocese". Ou seja, o "Sr. Anónimo" diz que ali se devia dizer o que efectivzmente se diz!... Deturpa-se portanto o texto, e confunde-se o leitor.
Tanto quanto sei, o blogue é feito com muito coração e até sacrifício, com base nas tradições populares orais. E o "Sr. Anónimo" parece dispor de elementos bibliográficos e outras fontes, que não fornece e bom seria fornecesse (sob anonimato ou sem ele) em prol do enriquecmento do blogue e da própria Vila.
A isso chamaria eu um comentário oportuno, genuino e culto.
Bernardino Pereira.

silva pinto disse...

WATILITHPorTo1941Granja,05.07.2010

O comentário do Ex.mo Senhor Prof. Bernardino Pereira teve a arte e o engenho,utilizando palavras acessíveis, consciencializar os comentaristas, críticos ou não, a serem construtivos. O facto do senhor anónimo se ter deixado de refutar as preposições do nosso estimado amigo Dr. Ivo,foi uma conquista apreciável. Gostareia no entanto de apelar ao Sr. anónimo que ajude, de maneira fundamentada, mesmo em anonimato,
o que achar por bem, para engrandecimento do blog que só tem objectivamente um fim: - a divulgação de Fontelo. Bem ajam.

Anónimo disse...

Ex.mo Senhor
Responsável pelo blog da viladefontelo.blogspot.com

Os meus cumprimentos.

Dirijo-me ao Senhor com um único propósito. Depois de ver e ler os dois blogues dessa vila, fiquei motivado para a visitar logo que me fosse possível.
Tendo-me deslocado em serviço à bonita cidade de Lamego, trabalho em Turismo, aproveitei para aí me deslocar.
Chegado ao monte de S. Domingos, deparei-me com a impossibilidade de visitar a capela. Estava fechada. Por parecer um monumento com história, solicitei que me indicassem o responsável para abrir a porta. Disseram para ir falar com o Sr. Presidente da Junta. Chegado a esta, tive a informação que o Sr. devia estar na Casa dos Idosos, de que também é responsável. Não estava aí. Como o Senhor é Vereador da Câmara, estaria em Armamar, ou talvez estivesse com o Senhor Padre a tratar dos assuntos da Igreja que também dirige. Continuada a procura, não conseguindo encontrar o Senhor Presidente, informaram-me que havia mais gente da Comissão da Capela, a quem me poderia dirigir.
Já farto de correr, e porque tínhamos almoço marcado em Lamego, adiamos a visita para altura oportuna, em princípio em meados de Setembro.
Durante o périplo, passei pela Casa do Lavrador, ou Rural?. Também estava fechada, porque o responsável tinha ido ao Porto. Porque no blog o Senhor não dá estas informações para que um turista não ande de Pôncio para Pilatos?
Mas serviu para chegar a uma conclusão: A Vila tem as ruas muito sujas; que é impossível visitar o que quer que seja; que nessa terra, tal como no antigamente, tem um ditadorzito a comandar (isto com o tempo pode ser perigoso), etc.
Já ia esquecendo:- não é usual e, até é uma ignominia, a afixação de placas nos monumentos (muito menos nos religiosos), referenciando obras pretensamente feitas por a ou b. É uma palermice, só cultivada por quem advoga o culto da personalidade.
Há nesse edifício alguma referência aos seus construtores, e/ou fundadores? Não. Então qual o direito do Sr. Padre e outros aceitarem a homenagem? Não há vergonha?

Cumprimentos de
António José Almeida
Coimbra

Ivo Freitas disse...

Caro sr. José Almeida, antes demais quero agradecer a atenção disponibilizada na leitura do blog da vila de fontelo.
Sendo que este blog serve também para deixar alertas, situações menos boas e que podem e devem ser corrigidas. No entanto deixe-me dizer-lhe que não é da minha responsabilidade esse conjunto de situações que referiu, mas fica o alerta para as pessoas identificadas/referenciadas, para que no futuro as coisas sejam diferentes.
Para concluir tenho a dizer que é com muita pena minha que não pode ver a nossa capela de São Domingos, bem como a casa do Lavrador, que apesar de ser privada, o sr. está disponível para quem a quer visitar, sendo que para Fontelo significa uma riqueza inigualável, pelo que devia ser devidamente apoiada.
Mais uma vez agradeço a todos visitam Fontelo mesmo que seja pelo Blog.

silva pinto disse...

pinto0841
Granja, 25.08.2010

Amigo e Snr. Dr.Ivo

Agradeço a sua bondade ao qualificar a nossa modesta obra, como riqueza, penso que cultural para Fontelo. O nosso único propósito, é como se diz:-Preservar para os vindouros os valores que nos foram legados pelos nossos antepassados. Se estamos a fazê-lo bem, só os visitantes interessados o dirão.Queremos no entanto clarificar os seus leitores sobre o seu apelo: sermos devidamente apoiados.
Porque tal pedido pode ser mal interpretado, esclarecemos que não necessitamos de apoio financeiro, mas de bom grado aceitaremos a oferta de qualquer bem utilizado na lavoura ou nos trabalhos domésticos. Aproveito para agradecer publicamente a dádiva de diversos apretechos feitos por residentes em Fontelo.
Quanto às visitas à Casa do Lavrador, até se encontra outro modo, far-se-ão quando os proprietários estiverem na residência.Cumprimentos. José Luiz

Martinha L.Gouveia Fonseca disse...

Ola Ivo nao sei se me conhece, mas meu Irmao Toni Gouveia acho que sim. Obrigado pelo trabalho criar este blog e maravilhoso, eu estou no Brasil e vou por menos uma vez por Semana ver a nossa terra maravilhosa pois eu tenho que a visitar todos os Anos nem que seja por dois dias. Meus pais vivem ai,eu tenho saudades. Estou muito orgulhosa muito obrigado, continua
Beijo Martinha L. Gouveia Fonseca

Anónimo disse...

a esse António José Almeida quando quiser falar mal da nossa terra que o faça com corrajem e nao em blogs porque mesmo pelo blog há quem a defenda com alma e coração seu cromo

comprimentos a todos fontelenses

Ricardo Oliveira

Anónimo disse...

Ivo, grande trabalho, está excelente. Tens muitos motivos para te sentires orgulhoso.
Parabéns.
Nuno Saavedra

Anónimo disse...

0brigado amigo por teres posto mais uma vez as fotos das nossas festas um grande abraço

Ricardo Oliveira

Alan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alan.franci disse...

Minha avó Palmira, filha de António de Brito e de Maria dos Remédios Marques, nasceu em abril de 1905 em Fontelo, onde deve ter sido batizada.

Será que os livros de registros de batismo das igrejas de Fontelo estão em Armammar ou na sede do bispado, Lamego?

alan.franci disse...

Minha avó Palmira, filha de António de Brito e de Maria dos Remédios Marques, nasceu em abril de 1905 em Fontelo, onde deve ter sido batizada.

Será que os livros de registros de batismo das igrejas de Fontelo estão em Armammar ou na sede do bispado, Lamego?

Vila de Fontelo disse...

Ola sr. Alan, o seu pedido não esta esquecido, só que não esta sendo fácil, em relação aos registos estão em Lamego ou em Viseu, e não é qualquer pessoa que tem acesso a esse tipo de registo, o que torna ainda mais difícil, lamento ainda não lhe ter dado boas noticias.
Abraço!

carla disse...

a nossa terra e linda parabens pela linda festa....

Alan disse...

Consegui uma fotocópia do Registro Paroquial de Batismo da minha avó, Palmira Marques Brito.

Nele diz que ela foi batizada em 06-01-1906, na Igreja Paroquial de São Domingos, e que nasceu em Fontelo, em 29-04-1905, às 10 horas da noite (data de nascimento igual a que nós tínhamos por ser).

Muito interessante os registros paroquiais portugueses, pois eles são bem detalhados. Neste caso, além dos dados acima já citados, ele nos diz os nomes dos avós de Palmira, da profissão e naturalidade dos seus pais e, logicamente, os nomes dos padrinhos. Aliás, ela recebeu o mesmo nome da sua madrinha, que se chama Palmira de Jesus.

Obrigado!

silva pinto disse...

Granja, 24.12.2011

A família de João Pinto Fernandes, deseja a todos Fontelenses e respectivas famílias Festas Felizes e que os todos os seus desejos se realizem

silva pinto disse...

Dr. Ivo Freitas, bom dia. O blog melhora a cada dia, parabéns.
A propópito da marcha deste ano, de que gostamos, recordamos que há mais de meio século, ouviamos uma outra, tenho para mim ser da autoria do nosso especial amigo Sr. David,com a seguinte letra:

No dia 4 de Agosto
Há festa de tradição
Faz levantar nosso rosto
E alegrar o coração

Este povo tão vaidoso
Que trabalha sem cessr
S. Domingos glorioso
Não o deixes de visitar

Viva Fontelo, povo sem fim
Viva Fontelo, que és um jardim

BIS

Não sabemos se há mais quadras, ou se estas serão as corretas, por isso, apelamos a quem as saiba, a sua divulgação.

Ducelina e José Luiz

Vila de Fontelo disse...

Bom dia, meu caro Amigo Sr. José Luíz, obrigado! Desde já também dou-lhe os Parabéns pelo trabalho e dedicação que tem vindo a desempenhar na Casa do Labrador, cada dia que passa fica mais enriquecida.Em relação a essa letra da Marcha, não tenho nenhuma filmagem e nem sei se esta correta, deixo o apelo a quem tiver uma gravação da marcha se não se importar de facultar, em prol deste blog.
Cumprimentos
Ivo Freitas

beatriz fernandes-oliveira do bairro disse...

Venho por este meio deixar um alerta aqueles que nós elegemos, supostamente para defender os nossos interesses. Sem procurar encontrei por acaso o blog da vila de fontelo, o qual sinceramente achei uma excelente iniciativa de quem teve a ideia de o criar. Então por ser perto da zona do Douro, suscitou-me ainda mais curiosidade. Resolvi dar um passeio com a família até à dita vila de fontelo. De facto é tão bela como nos mostra o blog, mas é de um desinteresse total por parte dos nossos governantes. Queria ir visitar a capela que se encontra no monte e estava fechada. Queria ir ver a casa do labrador e estava fechada. Vim a saber que é hábito a capela estar fechada, só abre para cerimónias e previamente marcadas. É de lamentar, pois sendo a capela um monumento fabuloso, devia ter um horário para estar aberta durante o dia claro.
Quanto à dita casa do labrador, também me foi dito que era de um particular, que fazia muito gosto em manter a história dos nossos avós, mas que não tinha grandes apoios. Então para que serve nas nossas autarquias o pelouro da cultura? Não é para investir na cultura? Notei um grande desinteresse por aquele que podia vir a ser um grande projeto. Deixo aqui o meu repto aos srs presidentes de junta e de câmara daquela localidade, que prestem mais atenção a quem quer fazer evoluir essa terra. Pois só o desenvolvimento trás progresso. Acabei por fazer uma segunda tentativa e mais uma vez encontrei tudo fechado. É de lamentar o que realmente podia ser aproveitado para fontelo ser um cartaz de visita, fica limitado a quem tem o sonho de um dia poder realizar esses projetos.
Espero sinceramente que a quem de direito tome isto em consideração e que façam alguma coisa de importante pela vossa terra.
Da próxima vez que me deslocar aí gostaria de ver algumas coisas mudadas, pois adoraria visitar a capela e o museu.
Desde já dou os meus sinceros parabéns ao mentor deste magnífico blog bem como ao sr. que mantém viva a casa do labrador, no fundo faz-nos voltar às nossas raízes.
Que isto seja uma chamada de atenção...

silva pinto disse...

Granja, 25.09.2012
Ex.ma Senhora D.Beatriz Fernandes (se existe)
Só hoje tive a oportunidade de ler o seu comentário sobre a visita que fez a Fontelo.De facto, não é a 1ª turista a denunciar a falta de interesse da autarquia em proporcionar uma visita agradável a quem a procura.Esta, nada faz, pelo menos aparentemente, para que os seus monumentos mais relevantes, estejam acessíveis.Porque não disponibiliza como se faz em urbes,até mais pequenas, um funcionário, um voluntário, que possa explicar, embora de modo suscinto, a sua história? Os políticos instalados, cheios de mordomias, que respondam.
Já no que se refere à Casa do Lavrador, posso garantir-lhe, que se contactado, tudo farei para que possa visitar essa modesta e despretensiosa casa.
Apela V.Exª e lança um repto aos autarcas nomeadamente aos Srs. Presidente da Câmara e da Junta, para serem sensíveis a todos os movimentos culturais incluindo, os que preservam o antanho.É meritório o seu desejo, mas tenho a informá-la que os proprietários da Casa do Lavrador não têm necessidade de ajuda material. Já quanto à ajuda promocional e de divulgação,nunca prometida,mas se o fosse pelos responsáveis actuais da nossa edilidade, seriam liminarmente regeitadas.
Os nossos autarcas, na generalidade, gostam de obra cara, obra de milhões. Da obra de tostões que benefícios...politicos, retirariam.
Cumprimentos
José Luiz

beatriz fernandes-oliveira do bairro disse...

sr. josé luis é de lamentar a falta de interesse dos orgãos autárquicos para com a riqueza de tradições que temos neste país. quanto a uma eventual visita, não poderei ir aí tão breve quanto desejável,mas quando me for oportuno, claro que entrarei em contacto consigo, mesmo porque não quero correr o risco de estar fechada. quanto à minha existência, moro em oliveira do bairro, sou engenheira química e trabalho numa empresa de alumínios, na zona indústrial de oiã. como vê existo mesmo. espero que com estas sugestões os nossos políticos deixem de pensar mais nos próprios benefícios, em prol dos que os elegem.
ate breve...

Neide Leite Tinoco disse...

Parabéns pelo blog.
Meu pai é nascido em Fontelo e se chama Normando T. Campos Leite, e adorou ler este bolg.
Meus avós se chamavam João e Virgínia Campos Leite e tiverm 11 filhos, só 2 nasceram no Brasil.
Estive em Fontelo em 1994 e gostei muito de ver a cidade que meu pai nasceu e fui muito bem acolhida pela família do sr. José Preto.Meu pai visitou a cidade em 1995 com minha mãe e se emocionou muito.
Meu pai é um apaixonado por história, e adorou ver a História de sua terra tão bem contada.`Parabéns.

Sonia Marante disse...

OLá a todos os Fontelenses.Estive a ler alguns comentários e acho que algumas pessoas só sabem fazer criticas destrutivas.Quem faz estas criticas ou não sabe do que fala ou então não faz nada pela sua terra. Eu quero dar os parabens ao Ivo Freitas pelo trabalho que tem desenvolvido neste blog. é preciso ter coragem e amor pela nossa terra para fazer o que ele já fez.Continua com o bom trabalho e sempre que precisares de alguma coisa diz pois estou sempre pronta a ajudar.Sónia Marante.

Anónimo disse...

Muito vem dito menina. Já perguntei quem vocemecê é e disseram que tem feito muito por a terra que se n~so fosse a menina a terra ainda era aldeia. Aqueles outros são uns marotos só disem mal. Se fosse a você ia para presidente da Junta .

Anónimo disse...

Granja, 01.06.2013
Amigo Dr. Ivo Freitas, o entusiasmo pelo blog está a desaparecer, ou o trabalho não deixa espaço para esta actividade? Considero este blog como um dos mais bens conseguidos. Não o deixe morrer.Bem sei que quem devia ajudá-lo, não o faz:Junta de Freguesia; Câmara,
etc, mas pode ser que dentro em breve, as coisas mudem para melhor. É bom ter esperança!De nós, contará sempre para o que necessitar. Um abraço

Ivo Freitas disse...

Ola meu caro Amigo srº José Luiz, obrigado pelo apoio, mas estando longe, torna-se mais difícil enriquecer o blog, a vida profissional não permite e também não se "passa nada" que permita publicar, a vila continua a desertificar-se, porque não há empregabilidade no concelho e arredores, o que torna a nossa terra com mais movimentos é nas festas, fora isso, pouca atividade existe. Aproveito também para transmitir que continue com o belíssimo trabalho que tem feito sem qualquer fim lucrativo, com o prepositivo em não deixar morrer Casa do Lavrador. Ao seu dispor,
Amigo Ivo

Rosalina disse...

Olá... já não devia estar disponível o cartaz das festas de 2014??!!... ;)

josé afonso disse...

boa noite quero agradecer ao Sr.Ivo que criou este blog,não sou fontelense mas casei com uma fontelense e gosto de Fontelo, moramos em vila nova de gaia e compramos uma casinha em Fontelo propriamente na comenda onde a reconstruimos estava em ruínas e hoje á quem lhe chame um pequeno palácio já me disseram que a casa tinha cerca de 500 anos gostava de saber se é verdade tentamos ao máximo ficar com tudo de origem tanto interior como exterior tenho em meu poder uma foto com cerca de 50 anos ou mais com a equipe de Fontelo da época em razoável estado,onde o meu falecido sogro era atleta(Sr. Manuel esquerdo)adoramos as festas as pessoas,as paisagens o clima estive lá a passar o fim de semana e a terminar umas bricolages e penso passar ai as festas cumprimentos a todos os fontelenses e toda as pessoas que contribuem para este blog estar de pé e com muita saúde.

silva pinto disse...

José Luiz Silva Pinto
Festas de 2015 em honra de S.Domingos, em Fontelo. Genericamente são uma salutar continuidade dos anos anteriores. É de louvar o empenho dos voluntários que abdicam do seu tempo de descanso, para com empenho, realizarem com brilho a tarefa. Não poderia deixar de recordar a Menina Nissinha da Quinta do Balteiro, pelo projecto então elaborado permitindo aos sucessores, apresentarem uma marcha com o brilhantismo da que desfilou ontem à noite. Parabéns à Organização.

silva pinto disse...

Fontelo, 12.06.2016
À Administração do Centro Social de Fontelo
Senhores,
Em 08.05.2016, escrevi um e:mail dirigido ao Sr. Presidente desse Centro, a propósito do estrago que os executores das obras, provocaram no portão da nossa propriedade.
Demos um prazo para fazerem a reparação necessária. Passado esse tempo, e com a nossa presença em Fontelo “há oito dias” não houve a hombridade, a honestidade, a amabilidade, a cordialidade de nos ser dada qualquer justificação, para o não cumprimento da v/obrigação.
Começo a acreditar que os mais responsáveis por essa Instituição, nomeadamente o Sr. Gil Mendonça, não é pessoa de bem.
Acredito que exerce (não é preciso ouvir muitos munícipes “há tempo demasiado” lugares que lhe tem permitido usar e abusar despoticamente das pessoa mesmo de quem não lhe reconhece qualquer competência técnica para exercer os cargos “BEM PAGOS” que tem exercido.
É estupidez demais não repararem os estragos que fizeram. Não se lembra essa direcção, principalmente o Sr. Gil, que esta família sempre foi solidária com a Instituição que lidera, alegadamente, sem ser eleito pelo povo, do devido respeito a que têm direito?
Sei que ao aconselhar no facebook a Direcção do Centro Social apresentar contas aos Fontelenses, não caiu no goto de Suas Exªs, mas quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele.
Pergunto ao Sr. Gil que segundo o Sr. Presidente me informou, é quem está à frente da Instituição no que respeita a fiscalizar as obras (?), se está a agir com correcção, honestidade e imparcialidade. Se exerceu com competência o acompanhamento das mesmas e porque não exigiu, como dono da Obra ao empreiteiro a reparação dos estragos provocados.
Vou terça feira embora. Espero que essa Instituição repare nestes dois dias o portão que a cada dia se irá degradando mais.
Cumprimentos, à Instituição
José Luiz da Silva Pinto

Unknown disse...

Eu nasci e cresci em Fontelo até os 14 anos,mas sempre que possívelfui visitando a nossa terra, nunca renunciei as minhas origens,fui um daqueles que trabalhou na reconstrução e renovação da igreja paroquial de Fontelo, na construção de nova junta de freguesia e em alguns restauros na capela da Senhora do Cedro e também na construção da casa dos andores em São Domingos onde eu tenho uma história bem verdadeira que passou por mim na construção dessa casa, num dia de um intenso temporal que se abateu sobre a nosso regeão fez-me arrepiar nessa tarde, mas deixamos de coisas tristes, como eu amo tanto a minha terra que apesar de estar em Lisboa e posteriormente na Suiça todos voz se devem lembrar de um evento feito por mim relembrando os costumes da vida cotidiana da nossa aldeia o famoso . PRESÉPIO ARTESANAL, Foi com toda a dedicação e bem delineado que retratou bem o que eu tanto gosto da minha terra, e com isto por agora não tenho mais a dizer Amo a minha terra um abraço a todos meu queridos Fontelenses, fontelo sempre no coração,
Domingos Pires Guedes

Alan disse...

Voltando a publicar por aqui alguns anos depois.

Fontelo foi onde nasceu minha avó Palmira Marques Brito em 29/04/1905. Ela era filha de Antonio Brito e Maria dos Remedios Marques.


Estava a procura do paradeiro dos irmãos dela, Maria (1899) e Antonio (1903), que se separaram depois do óbito da mãe e foram criados separadamente por outros familiares. Minha avó foi criada em Itapetininga, São Paulo, Brasil, pela tia-avó Delfina Marques e família.

Hoje descobri que a sua irmã, Maria da Conceição Marques, casou-se em Fontelo com José Guedes Pinto e teve uma filha de nome Clementina, que vem a ser, portanto, prima de minha mãe.

O contato entre os familiares permaneceu até os anos 1950 ou 1960 por cartas, mas acabou creio que com o óbito de Maria da Conceição.

Obrigado!

COLECTIVIDADES

FESTAS 2008

FESTAS 2011

GASTRONOMIA:

Em Fontelo têm sido conservados e transmitidos de geração em geração um conjunto de receitas e pequenos segredos culinários que fazem a riqueza gastronómica da vila.


Pratos Típicos:

Cabrito assado no forno de lenha, acompanhado com o arroz de forno e batatas assadas.

Doces Típicos:

Aletria

Bolo Podre


ACTIVIDADES PREDOMINANTES NA REGIÃO

  • Agricultura e criação de gado
  • Comércio de Lenha
  • Comércio geral de Mercearias e Bebidas
  • Construção Civil
  • Fruticultura
  • Indústria de Transportes de Aluguer
  • Junta de Freguesia
  • Lagar de Azeite (Azenha)
  • Olivicultura
  • Pastelaria
  • Pedreira
  • Praça de Táxi
  • Restaurantes
  • Vitivinicultura

CASA DO LAVRADOR

Recordar...

MEMÓRIAS DO PASSADO

Fontelo

MOMENTOS INESQUECÍVEIS...